A matéria-prima e sua essência

A escolha da matéria-prima é fundamental em qualquer atividade no qual o resultado final seja a busca pela satisfação ou um bom produto. Durável, original ou mesmo o conceitual. E no que diz respeito à costura, ao estilo, à proposta de criar de roupas únicas, a coisa não seria diferente.

Tal como um chef de cozinha que busca seus ingredientes no melhor produtor, explora o frescor do pescado, escolhe com esmero legumes e especiarias, para depois cozinhar suas criações; assim também pode ser na confecção. Seja ele um estilista, costureiro, costureiro artesão, design ou qualquer um que se proponha a criar.

A delicadeza dos fios e linhas, a textura do tecido, o enrrugamento, as formas, as cores, o tingimento, de origem natural ou sintética, importa e é vital para a confecção. Em especial para a costura personalizada ou de criação.

Descobri que tudo pode começar antes do molde, longe do interior do atelier. Numa cadeia de início, meio e fim, as sutilizas sempre serão o condimento, o diferencial. Pode estar lá na origem do bichinho da seda, numa tosa da lã com carinho, ou na sutil repetição do entrelaçamento da bordadeira.

Em tempos de reprodução industrial, da confeção em escala, da correria urbana, deixamos de prestar atenção em muitas coisas. Nas simples, nas ordinárias do dia a dia. Por isso, há quem busque conexão, experiências e identidade em tudo que faz. Aliás, adoro pensar que o detalhe é o grande diferencial para tudo que fazemos (e produzimos) nesse período de mundo que transitamos. Um busca. 

Afinal, costurar, sem dúvida, é uma expressão artística. E vestir-se, sem dúvida, vai além de revestir-se com um tecido, mas uma maneira de se expressar.

Luan Valloto. Fotos: André Rodrigues – Proibida a reprodução sem consentimento do autor. Sujeito a lei de direitos autorais.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )