Natal chegando! Confira 10 sugestões de presentes para fotógrafos

O Natal já está quase pela boa e com certeza você que é fotógrafo(a) vai ganhar (ou espera ganhar) um presente, uma lembrança. Seja da família, do namorado, do amigo secreto na firma (quando havia emprego formal). Porém, independente de quem seja, não há nada mais frustrante do que ganhar algo que não tem nada a ver contigo. Esse blogpost é para você que está cansado de ganhar coisas sem relação contigo. Segue no melhor estilo indireta, para você compartilhar – exaustivamente com quem não é fotógrafo, mas está no seu raio de possíveis gifts de fim de ano – para ele não errar a mão e mandar bem no seu presente.

Pois, geralmente rola assim. Adoro ler. Leio antes de dormir, no ônibus, confiro bula de remédio, livro digital, enfim; e raramente ganho um livro (bom). Gosto de escrever, mas nunca se tocaram de me presentear sequer com uma caneta esferográfica ou Molesquine. Sou antirreligiosidade – vou lá ganho um livro de salmos ou provérbios de Salomão (só um exemplo). Sou fotógrafo – nunca ganhei porta-cartão de memória ou uma alça. Aliás, sequer ganhei um livro sobre fotografia. Sei lá, acho que é comigo.

O bom desse artigo é que o toque vale para que tem um fotógrafo nas intenções de Natal. Ou mesmo para você fotógrafo, que vai presentear outro colega. Se liga, neh! Obviamente, a gente sabe da realidade e de quanto os equipamentos e acessórios ligados à fotografia são caros. Logo, segue algo que tem a ver com a realidade. Caso você tenha total condição de dar um mirrorless, uma lente série L, um notebook pro, fique à vontade.Vai ser só alegria no melhor Natal.

10 – Cadernos ou bloco de anotações
Uma opção barateza e com utilidade. Todo fotógrafo precisa ter em mãos um bloco de anotação (caso você não tenha um na bolsa, quando fazer meu workshop de projeto fotográfico você vai entender). Se quiser incrementar o presente, reforce com uma caneta ou outro item.

09 – Livros sobre Fotografia
Fotógrafos de respeito tem lá sua referências. E vai construindo sua biblioteca. Ganhar um livro “classudo” de ou sobre fotografia é legal. Eu, por exemplo, aprecio muito livros sobre teoria, que envolva teoria da imagem, linguagem e até mesmo Semiótica.

08 – Alça para câmeras
Outra opção bem acessível é a alça para câmeras. Boa parte dos fotógrafos usam as alças que vêm no kit, mas guando tem a possibilidade não exitam em trocar por uma mais estilosa . Aliás depois dessa onda hispter, com alças de couro, rebites e tudo mais, sobram opções.

07 – Pilhas e baterias
Está aqui uma coisa que é muito útil. Não é um presente pomposo, mas é útil. Eu não irai torcer o nariz se ganhasse. Pilhas recarregáveis – e até mesmo baterias para a câmera – são muito bem-vindas. Um joguinho de pilhas a mais nunca é demais.

06 – Pendrive e HDs
Assim como o presente acima, uma pendrive e, ainda melhor, um HD externo, são essenciais para nós fotógrafos. Fica a dica: a satisfação vai ser proporcional à capacidade.

05 – Bolsas
Bolsas, cases e mochilas são itens bem particulares. Cada fotógrafo tem sua preferência. Porém ganhar um bolsa extra é super maneiro. Se o cara gosta de bolsas tipo case, que tal arriscar uma mochila – pode ser também para o notebook. Na pior das hipóteses, o fotógrafo vai lá e troca. Não tem erro. É melhor do que ganhar um camiseta branca.

04 – Tripés
Não imagino você dando um tripé de presente, mas, aqui entre os apaixonados por fotografia, o que vale é a iniciativa – e a utilidade. Uma opção é presentear o cara com um tripé pequeno, bom pra pequenas investidas. Tem modelos variados, marcas e valores diversos.

03 – Flashes e iluminação
Ganhar um flash é inusitado. Outro item que qualquer fotógrafo vai gostar. Iluminação nunca é demais. Certa vez, num aniversário, eu ganhei um inalador – sim, esses de inalação para quem tem problemas respiratórios. Então, na verdade, não me surpreendo com nada.

02 – Câmeras e lentes
Aqui chegamos ao Natal dos desejos. Vai rolar o êxtase natalino. Imagina a cena: o cara abrindo a caixa e lá tem um câmera, uma fullframe, uma mirrorless, um drone, um Mac. Se você tem o capital necessário para iluminar a vida de um fotógrafo nesse nível, encarna o Papai Noel generoso e patrão.

Para acertar, basta anteriormente especular o que o cara usa – se ele é profissional, amador avançado – e escolher uma opção de marca e esperar os olhinhos brilharem. Se o fulano está começando, qualquer câmera está valendo. Com certeza, você vai causar. As lágrimas vão escorrer.

01 – Fotos e livros
Voltando para a realidade. Fotos e livros de fotógrafos locais. Sim é isso mesmo. Esse item que, aparentemente era para ser lá perto dos blocos de anotações, fica aqui como o mais importante e valioso. Ele é importante não pelo valor em espécie, mas pela valorização em si. Explico.

Dê fotos e livros de outros fotógrafos, dos coleguinhas, em especial os locais. Dessa forma você contribui duplamente para a alegria da moçada da fotografia. É uma forma de ajudar o fotógrafo no qual você comprou a foto ou livro e presentear o outro. Uma maneira de retroalimentar o mercado. Funciona bem.

A maioria dos fotógrafos dispõe de iníciativas paralelas. Seja editando photobooks, promovendo exposições para venda de fotos, cursos e palestras, souveniers e tudo mais que possa ajudar. Ainda mais em tempos em que a demanda por trabalhos está escassa e status da fotografia não anda aquela coisa. Todo mundo sai ganhando. Você dá ou recebe o presente e quem vende fica felizão.

Presentei com um fotolivro

Correlacionando com esse o útltimo tópico, numa parceria com o fotógrafo Henry Milléo, estamos editando, produzindo e promovendo a venda de photobooks. A produção é semiartesanal e conta com uma estilização bem pessoalizada. A ideia é editar vários livretos e ir criando uma série dentro da bandeira Raw Books.

Dois books estão disponíveis. “Cuba´s boxing boys”, do Henry Milléo e uma ensaio com algumas fotos minhas intitulado “CWB Urbanscapes”. As fotos são impressas em papel couche e a capa é confeccionada com papel Kraft, costurado a mão. A tiragem é limitada. A 1ª edição é de apenas 30 unidades. O valor proposto é de R$30 reais apenas. Confira o vídeo e pedidos podem ser feito via mensagem direta – whats e instagram

 

 

Por fim, se você tem mais sugestões manda pra mim que elaboro mais um post.
Fiquem bem e até o próximo!


Você pode me seguir

Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s