2019: Meu ano em fotos. AR’s Review

A fotografia, por mais que esteja hiper difundida ou até mesmo comum, possui um capacidade tremenda de nos apresentar recortes das mais variadas realidades (ou ficções). Adentramos nas mais diversas situações e histórias. Em especial o fotojornalismo, torna-se uma aventura, uma forma de conexão com o mundo. Num sentido pretensioso, eu diria que a gente captura o mundo e o prende em frações de segundos para leituras e interpretações futuras. Trata-se de uma das grandes maravilhas e vantagens dessa arte e ofício, pois por meio dela descobrimos o mundo a também a nós mesmos.

Em 2019, andei e fotografei em inúmeros contextos. Fiz fotos triviais, comerciais, fotografia para jornal e despretensiosamente no smartphone. Cliquei coisas legais e outras mais tristes. Neste ano, fotografei a morte, mas também com a vitória da vida. Registrei trivialidades, alegrias, assim como a luta e momentos de seriedade. Fiz retratos de personalidades e de anônimos. Às vezes, no mesmo dia fui de um extremo ao outro no expectro de sensações e emoções.

E para agradecer e fechar esse 2019, eu mostro um pouco do que foi essas conexões e investidas.

Manifestação Ditadura Nunca Mais em Curitiba.

Com Curitiba sendo a sede da Lava-Jato, durante um bom período houve muita movimentação por aqui. Coletiva de imprensa na Superitendência da Polícia Federal, em Curitiba, acerca da operação Rock City, da 62ª fase da operação Lava Jato.
A saída do ex-presidente Lula da prisão em Curitiba para a São Paulo no velório do neto rendeu dois dias de suspense em frente – e atrás – do prédio da PF.
O Carnaval 2019 de Curitiba não é aquela coisa comparado a outras cidades tradicionais, porém é plástico e rende boas imagens.
E a Zombie Walk também.
Além da política também cobri o futebol.
O tempo fechou em Curitiba. Aliás sempre fecha. De manhã sol e a tarde essa belezura. Nuvens negras em cima do Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado. Sugestiva!
Fui para a rua e fotografei pessoas nas mais diversas situações.
Grande punk Valmir. Conheci gente interessante

Retratei anônimos, mas que tinha aquele “je ne sais quoi”.
E também mais conhecidos como o Procurador da República Deltan Dallagnol.

Aventurei-me por lugares mais calmos e bucólicos.
E até chamei atenção para a displicência de jogar lixo na natureza.
Fotografei a morte…
Mas, também o milagre da vida. Após quase três meses, os bebês quíntuplos nasceram depois uma batalha pela vida num hospital no Hospital Nossa Senhora do Rocio, perto de Curitiba.
Teve dias tristes, que não faz aptidão. Pois uma chuva causou o rompimento de uma tubulação e provocou a interdição de uma residência num bairro nobre. A família perdeu tudo.
Contudo, também teve coisas bacanas e singelas como esse beijo do papai goleiro do Paraná Clube no seu pequeno antes da partida. Lindeza!!!
Ou como o sorriso do pequeno Pedro lá do projeto Natal do Bem do Amigos do Cristina, em Colombo. Gente simples, guerreira, que na maior força e espírito de comunidade arrecada e leva alegria para mais de centenas de crianças no bairro Guaraituba.

Foram muitas fotos, muitas vivências. Isso foi só um pouco do que foi me proporcionado esse ano. Fiz meu trabalho com esmo e seriedade. Teve momento que fiquei triste e até chorei. Mas, também sorri e até dei boas gargalhadas. Ou como costumo dizer sobre a vida: há dias bons e outros ruins. 

Por fim, fecho esse período trabalhando em dois projetos legais. Um é a edição e confecção dos photozines Raw Photo Books. Lançamos dois títulos: o “CWB UrbansScapes” e o “Cuba´s Boxing Boys”, do Henry Milleo. Também fiquei com o documentário do cenário punk local, que em breve sai novidades. P

Planos para 2020: fotografar mais. Montar pelo menos duas exposições. Lançar dois títulos pela Raw Books e contar o maior número de histórias visuais possível.

 

Não deixem de me seguir no Instagram.
Feliz Ano Novo! Muito amor e esperança por tudo de bom e agradável
Fiquem bem e até o próximo!


Você pode me seguir

Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s