Vamos realizar! Ano bom para tirar aquelas ideias fotográficas do papel

Acho que podemos começar os trabalhos por aqui. Confesso que fiquei bem inclinado a encerrar o blogue. Eventualmente surge aquela sensação que você está escrevendo para ninguém e por nada. Mas, uma mensagem de um leitor acabou fazendo eu mudar ou pelo menos adiar a ideia. Então, vamos colocar algo aqui, porque eu tenho várias coisas para compartilhar.

Um ótimo ano a todos e espero que muitos dos projetos de vocês sejam concretizados. A minha expectativa para 2020 é bem promissora. Na verdade, profissionalmente falando, estou com muito gás para esse ano. Sendo assim, iniciei o período com duas iniciativas.

Exposição Iluminados
Para esse ano firmei comprimisso comigo mesmo para expôr mais meus trabalhos. Então troquei uma conversa com a proprietária do Desafinado Café (Rua Martim Afonso, 857, Mercês, Curitiba) e já comecei janeiro com a exposição Iluminados – a beleza do cotidiano. Foi um evento bacana, cheio de colegas e que consegui capitalizar meus produtos. A exposição fica até o dia 8/02/2020. Mas, o que isso tem de interessante e importa pra você?

Bem, fazer uma exposição, por menor que seja, não é tarefa das mais simples. Demanda esforço, cuidados, tempo, jogo de cintura, canais para divulgação e tudo mais Além disso, precisa de dinheiro para financiar a coisa toda.

Depois de algumas exibições, você pega a jeito. Fica criativo e, de uma forma ou de outra, consegue materializar. Das dicas que posso compartilhar é: seja criativo e seja aberto a novas ideias. Um posicionamento criativo resolve problemas. Ser aberto a ideia, ajuda a ser criativo. Aliás é a principal ferramenta para a resolução dos desafios.

• De uma conversa numa cafeteria com um colega, consegui ter a sugestão para a impressão. Reduzi em pelo 70% o custo da impressão das fotos da mostra.

• O local da expo surgiu de um contato feito num trabalho de fotografia de gastronômia para um colega.

• Na hora da montam tive que fazer uma mudança no leiautê de como as fotos seriam expostas. Um arquiteto que estava numa obra do lado do café deu a solução.

• Dois amigos ajudaram na montagem.

• Outros colegas (de jornais locais) ajudaram na divulgação.

• No dia da abertura, muitos colegas e amigos compraram meu material e fotos – num sentido bem colaborativo e de parceria.

Fora essas questões que posso apontar aqui (em breve faço um post mais detalhado falando sobre exposições ), aproveitei a ocasião para divulgar uma outra iniciativa que estamos tocando. A confecção de fotolivros artesanais – ou photozines como resolvemos chamar.

Raw Photo Books

Consegui materializar uma ideia que estava pendende – esperando a hora certa para se materializar, acredito. A produção e confecção de fotolivros. Testei a proposta anos atrás, mas não consegui chegar a um modelo satisfatório. Mas, agora, numa parceria com o fotógrafo Henry Milléo, conseguimos um modelo bem custo-benefício. Uma ideia legal que tirou nossos projetos fotográfico do fundo do HD e toruxe à tona para um público.

Finalizamos a primeira etapa e acredito que a coisa vai ganhar mais corpo. Editamos dois photozines: “CWB UrbanScapes” (André Rodrigues) e “Cuba´s Boxing Boys”, do Henry Milléo. São trabalhos cada qual com suas características em livros costurados a mão e únicos em cada número. A tiragem é limitadíssima. Neste dois trabalhos foram feitos apenas 20 exemplares de cada. Vendemos todos e já estamos trabalahndo no segundo título.

Para saber mais sobre essa proposta, você pode acompanhar nossas postagens no instagram da Raw Photo Books (@rawphotobooks). Lá você consegue ter uma ideia do que já rolou.

Não deixem de me seguir no Instagram.
Fiquem bem e até o próximo!


Você pode me seguir

Instagram: @andrerodriguesphoto
Twitter: @andrerodriguespictures
More on: www.andrerodriguesphoto.com.br

 

 

2 comentários em “Vamos realizar! Ano bom para tirar aquelas ideias fotográficas do papel

  1. André, siga na luta com a suas postagens , dicas e comentários sobre fotografia no blog..Tenha certeza que o seu trabalho incentiva muitas pessoas! Esperamos a volta do Café e Fotografia..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s